Tendências e transformações no varejo são destaques em encontro online

Saiba tudo o que aconteceu e a visão de quem vivencia diariamente os desafios do setor

O brasileiro diminuiu a frequência de visitas aos supermercados e segundo pesquisa da Nielsen, 33,4% continuarão com esse comportamento nos próximos meses. Esse dado demonstra uma grande oportunidade para fidelizar clientes e vender ainda mais.

Grande parte dessa transformação foi marcada pela mudança de hábitos de consumo que levou as empresas a buscarem alternativas para atender melhor o novo consumidor. E para falar sobre esse tema, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF) promoveu há pouco tempo um encontro digital com profissionais que vivenciam diariamente mudanças e desafios do setor.

Rubens Batista, Diretor da rede Smart Supermercados, foi um dos participantes do webinar e compartilhou com o público sua visão sobre as principais transformações no varejo. Veja a seguir:


Digitalização acelerada
Com a pandemia, a digitalização se acelerou, concretizando uma tendência que já estava em pauta, e impulsionando os varejistas a abrirem suas lojas online ou trabalhar outras possibilidades de vendas.

Pequeno varejo beneficiado
A mudança de hábito acabou beneficiando o pequeno varejo, já que restaurantes e escolas acabaram fechando. Além disso, o pequeno varejista começou a ser abastecido em outras categorias fora alimentação. Conforme há reabertura de lojas, as tendências anteriores devem voltar a ganhar força, mas o cliente cada vez mais terá na agenda o não presencial.

Colaboração é fundamental
Muitas vezes, não ter todo conhecimento e agilidade para construir as ferramentas necessárias no período correto estimula a colaboração e o principal objetivo aqui é atender bem o cliente e proporcionar uma jornada de compra eficiente.

Propósito e compromisso
Mais do que produtos o consumidor quer compromisso. A responsabilidade ambiental, social e de governança (ASG) faz parte dessa agenda. Rubens destaca ainda que, o cliente tem voz e ele vai usar essa voz. É preciso oferecer não somente produto e preço, mas também propósito.


É certo que teremos ainda muitos desafios e que vai ser preciso ir além. Há muito espaço para crescimento, mas é preciso adotar um novo formato, integrando os serviços, experiências e com foco total no digital.

Quer conferir o webinar completo? É só acessar o vídeo a seguir.